Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele

O Dia C Contra o Câncer da Pele será no próximo sábado – 07 de novembro de 2015, das 08 às 13:00 horas em Salvador, no Hospital Aristidez Maltez e no CICAN. Confirme a sua participação.

Seja um voluntário!

Para participar basta entrar em contato com a SBD-BA.

Veja mais informações abaixo.

peça dia C

No dia 7 de novembro, de 9 às 15h, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Na ocasião, cerca de 3000 dermatologistas voluntários, realizarão consultas gratuitas em 121 postos de atendimento, em 23 estados brasileiros. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele.

Por meio dos números 0800-701-3187 e 0800-707-7343, tendo o CEP em mãos, a população poderá saber os postos de atendimento mais próximos de sua residência. A lista completa dos postos de atendimento também está disponível no site da SBD (www.sbd.org.br).

Desde a sua implementação, em 1999 a campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia atingiu 518.737 pessoas. Em 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido, em 5 de dezembro de 2009, a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site da SBD – http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o auto exame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *