Vagas esgotadas!
A Sociedade Brasileira de Dermatologia- Regional Bahia, com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), realizou na sexta-feira (16.08), no Hospital Santa Izabel e no Serviço de Dermatologia da UFBA, o Curso Itinerante de Cirurgia Dermatológica.
O curso, coordenado pela Dra. Ariene Paixão e Dra. Fabiola Leal, foi dividido em dois módulos: o Módulo 1, orientado pelo professor da UNIFESP e Membro Titular da SBCD, Dr. Maurício Paixão, e o Módulo 2, realizado pelo Chefe da Cirurgia Dermatológica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Membro Titular da SBCD, Dr. José Jabur.
Com a proposta de trazer a vivência das cirurgias que podem ser realizadas no consultório, o curso serviu como aprendizado para os residentes que ainda estão em formação e atualização para os dermatologistas já formados, sintetizou a coordenadora do curso, Dra. Fabiola Leal.  “Esse curso serviu para que cada um tivesse a oportunidade de ver a cirurgia, discutir as indicações, os casos, e ver o staff operando in loco, além de tirar dúvidas. Pra mim essa é a melhor forma de aprendizado!”
O Professor da UNIFESP e Membro Titular da SBCD, Dr. Maurício Paixão, destacou que o curso teve como principal objetivo a exemplificação, a tipificação de casos que são bastante corriqueiros no consultório, com uma natureza bastante prática (o Hands on), porque os participantes têm a chance de operar.
“É de grande valia a ação da SBD-BA, principalmente por dar oportunidade aos residentes que ainda estão em formação de se aprimorarem na cirurgia dermatológica, e para que aquele dermatologista já graduado tenha a chance de renovar os conhecimentos sob a ótica de outro colega – que sempre dá dicas sobre como realizar seus procedimentos. O cirurgião dermatologista bem formado tem um papel ímpar para a cirurgia cutânea, para a cirurgia facial, entre outras.”.
O Dermatologista e Coordenador do setor de Cirurgia Dermatológica da Santa Casa de São Paulo, Dr. José Jabur, afirmou que acha muito interessante a troca de experiências entre os serviços. “O Brasil é muito grande e ficamos muito restritos aos nossos ambientes. Venho aqui não apenas para mostrar o que sei, mas para trocar muita informação e isso é fundamental porque integramos as unidades que são tão distantes.
Ele explicou que, esse curso, que é 100% prático, houve um cuidado de selecionar casos de consultório. “Tratamos casos do dia a dia: o aluno consegue sair daqui, ir ao consultório e aprender a lidar com casos semelhantes aos que apresentamos”, acrescentou.
A dermatologista e Professora do Curso de Medicina da UESB, Dra. Maria Esther Ventin de Oliveira Prates, foi uma das alunas inscritas. “O curso foi muito bom, porque a execução é bem diferente do que vemos no livro. O dermatologista pode conhecer a técnica, mas a habilidade, ele obtém com a prática que caminha junto com o talento do executor. Essas dicas de ‘como fazer’ são muito ricas”.
Ela classificou como “fantástica” a iniciativa da SBD-BA. “Acompanho a regional há muito tempo e é importante a realização de cursos como esse porque a geração nova precisa retomar essa abordagem prática”, concluiu.