Em parceria com a Clion/Grupo CAM, a Sociedade Brasileira de Dermatologia- Regional Bahia (SBD-BA) realizou, na sexta e sábado (25 e 26 de outubro), o III Simpósio de Tumores Cutâneos. O evento lotou de associados da regional os locais de realização dos diferentes módulos do curso.

No dia 25.10, foi realizado no Hospital Universitário Prof. Edgar Santos – UFBA, o curso pré- simpósio sobre “Dermatopatologia” com o Dr. Alexandre Michalany (SP), que abordou os tumores epiteliais . De acordo com o médico, a proposta de trazer um curso pré- simpósio focado em patologia é importante devido à falta de programas mais consistentes na área. “É muito bom estar aqui porque é uma forma de ajudar os médicos a interpretarem melhor as doenças e lidarem melhor com os laudos anatomopatológicos”, acrescentou.

A realização de aulas pré simpósio proporcionam aos médicos um momento a mais para aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências com os colegas, como afirma o R1 de dermatologia do Hospital das Clínicas, Dr. Thales Matos. “Tanto na aula da manhã, quanto na aula da tarde nós conseguimos aproveitar bastante os conteúdos abordados. Cursos como esse são sempre bastante proveitosos em termos de conhecimento”, afirma.

No sábado (26.10), o evento também contou com a participação de palestrantes de reconhecimento nacional. Uma delas foi a dermatologista, Dra. Bianca Sá (SP), que falou um pouco sobre “Abordagem do nevo congênito” e “Melanoma familial”.

Para a dermatologista, a realização de simpósios como esse são importantes para a atualização dos médicos principalmente devido ao crescimento da parte de oncologia em diversas áreas, inclusive na pele.  “Reconhecer logo de início e de forma correta um câncer determina toda a chance de cura do paciente. Então é muito importante saber diagnosticar, tratar e conduzir corretamente também para que você não prejudique o próprio prognóstico do paciente”, pontua.

O simpósio foi encerrado com um coquetel ao pôr do sol visto do terraço do hotel.