Produtos a base do composto evitam o ressecamento da pele e dos cabelos 

Aumentar a temperatura da água e o tempo de duração do banho é comum na temporada outono-inverno, porém, esse costume pode ser bastante prejudicial à saúde da pele e dos cabelos. Com a exposição frequente à água quente, essas partes do corpo tendem a ficar mais vulneráveis, desidratadas e sensíveis a irritações.

A dermatologista Sylvia Ypiranga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional São Paulo (SBD-SP), explica que a pele e o couro cabeludo possuem um manto de gordura fino e uniforme, formado por lipídeos, cuja função é proteger essas camadas.

“Quando usamos água quente no banho ele se “dissolve” e se desprende da pele, ficando irregular. Nos cabelos, esse manto mantém as escamas de queratina unidas umas as outras e, conforme ele é removido pela água, deixa os fios porosos; com menos brilho e quebradiços”, comenta a Dra. Sylvia.

Tomar banho com a temperatura elevada também pode desencadear dermatites na pele e no couro cabeludo, além da queda de cabelos. O ideal, segundo a dermatologista da SBD-SP, é utilizar a água mais morna, reduzir o tempo de duração do banho e hidratar bastante a pele.

E para quem não consegue deixar de tomar banho quente, a Dra. Sylvia indica o uso de produtos a base de silicone. A substância hidrata e evita maiores perdas de manto lipídico.

 

Fonte: Convergência Comunicação Estratégica