O exame de Ergoespirometria avalia de maneira acurada a integração entre os sistemas cardiovascular e respiratório, durante a atividade física. Além de medir a pressão arterial, a freqüência cardíaca e pulmonar, o exame faz o monitoramento do eletrocardiograma.

Além de acompanhar a pressão arterial e eletrocardiograma, o procedimento mede a quantidade e o volume de gases (inalados e) exalados pelo paciente, o oxigênio e o gás carbônico, durante o esforço a que está sendo submetido. Segundo o cardiologista Luiz Ritt, mesmo em repouso, mas principalmente na atividade física, estamos consumindo oxigênio e produzindo gás carbônico (a respiração), o corpo consome oxigênio e elimina gás carbônico, e através do exame se pode medir o consumo de oxigênio para o esforço requerido. “Com o exame sabemos se o consumo de oxigênio está adequado e se o paciente consegue atingir o consumo mínimo predito para a sua idade”, comenta Dr. Ritt.

Com bases em um diagnóstico mais apurado o exame, que obtém altos níveis de precisão, avalia se existe alguma limitação do ponto de vista cardíaco, pulmonar ou metabólico no paciente avaliado. O exame presta diagnóstico a diversos tipos de pacientes, que vão desde o cardiopata aos atletas de elite, passando pelos pacientes com suspeita de patologias cardíacas e pulmonares em geral ou insuficiência cardíaca. Para os atletas, o exame pode contribuir na precisão diagnóstica dos seus limites físicos e auxiliar no desenvolvimento de métodos específicos para otimizar sua prática esportiva, uma vez que através dele se pode determinar a freqüência cardíaca ideal para o seu treinamento.

O Instituto Procardíaco tem buscado dar suporte aos educadores físicos no sentido de orientá-los quanto os benefícios da indicação deste exame aos seus clientes e já realizou duas edições do Simpósio de Ergespirometria. Na última edição, que ocorreu em dezembro de 2007, contou com as palestras dos médicos cardiologistas Marília Galeffi, que tratou da interpretação do teste ergométrico e de Cristiano Cruz, que abordou o tema da espirometria de esforço; além do educador físico e fisiologista Cloud Sá, que falou sobre a prescrição do exercício físico.

As duas edições do simpósio tiveram entrada franca e foram direcionadas para médicos, educadores físicos e interessados na temática. Mais informações sobre o exame Ergoespirometria e novos encontros sobre o tema podem ser acessadas no Instituto Procardíaco, localizado na Avenida Paulo VI, 1920 Ed, Centro Diagnóstico Albert Einstein 2 e 3 andares – Itaigara, pelos telefones: (71) 2108-6600 / 6611 ou pelo portal do Instituto no endereço: www.institutoprocardiaco.com.br.

Fonte: Boletim IP On-line